PATOLOGIAS
PATOLOGIAS
Protrusão de disco
Deslocamento do disco - Protrusão
Deslocamento do disco - Protrusão

O QUE É PROTRUSÃO DE DISCO?

 

Na imagem ao lado pode-se observar um disco normal, perfeitamente simétrico e logo abaixo, um disco excêntrico com uma porção abaulada e intimo contato com uma raiz nervosa comprimindo-a. A protrusão discal é quando o núcleo pulposo de um disco se desloca para a periferia, ultrapassando seus limites marginais, que é dado pelo ânulo fibroso. Isto ocorre quando o disco não suporta uma carga axial sobre ele.

O disco é feito para amortecer impactos e absorver choques, mas o excesso de carga, agudamente ou gradualmente, pode deformar o disco, lacerar o ânulo e formar um abaulamento numa determinada região do disco.

 

Excesso de pêso, atividades físicas intensas com carga elevada ou de alto impacto, levantamento de pêso, acidentes, e outras atividades que evolvem esforço podem ser a causa das protrusões discais. Existem tambem fatores genéticos que apresentam uma certa fraqueza do ânulo ou dos ligamentos. Sabe-se que o sedentarismo e o enfraquecimento da musculatura paravertebral tambem pode facilitar o surgimento dessas anormalidades.

São mais frequentes nos níveis mais baixos da coluna lombar e em segundo lugar na cervical, mas podem surgir em qualquer ponto da coluna vertebral. Causa dor local, no pescoço quando cervical e na região baixa das costas quendo lombar e geralmente próximo à altura do disco acometido. Mas o que e geralmente leva ao medico é a dor que se irradia para o membro. O abaulamento, ou protrusão, pode comprimir a raiz nervosa e gerar muita dor, contraturas musculares, formigamentos e até diminuição da força muscular.

 

Essa afecção é uma indicação aboluta para o tratamento SpíneMED® pois na maioria das vezes o disco é altamente recuperável, e pode haver uma reversão total da protrusão. Sendo esta alteração a fase inical da hérnia de disco propriamente dita, não cuidar desta protrusão pode trazer sérios problemas futuros, pois pode haver uma evolução para hérnia extrusa ou mesmo hérnia sequestrada e nestas condições, a cirurgia será a melhor opção de tratamento.

 

Quanto mais precocemente diagnosticar e cuidar do desse tipo de problema, mais chances terá de resolvê-lo e possívelmente nunca terá que se submeter a uma cirurgia de coluna.

Agende uma consulta com nosso especialista em coluna

Dr Antonio Sergio Guimarães - Neurocirurgião

LOCALIZAÇÃO

501 Sul, Av. NS.01, CJ.02, LT.09
Palmas/TO (63) 98444-4426 WhatsApp

TELEFONE

63 3216-4165

COPYRIGHT © 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SPINEMED TOCANTINS