PATOLOGIAS
PATOLOGIAS
Síndrome facetária

 

Síndrome Facetária

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O QUE É A SÍNDROME FACETÁRIA?


dor facetária ou síndrome facetária é uma condição frequente e comum da coluna vertebral e uma das principais causas de dor crônica cervical e lombar. 

As facetas, que são as articulações entre as vértebras, estão em movimentação constante e, por isso, estão sujeitas a risco de desgaste e degeneração. Esse risco cresce com o evoluir dos anos, com situações de sobrecarga, a exemplo do sobrepeso, entre outros.

A primeira alteração é a afilamento de sua camada de cartilagem e, em casos mais evoluídos, aparecem alterações ósseas como osteófitos (“bicos de papagaio”) e hipertrofia facetária (o aumento da articulação em resposta à sobrecarga). Tambem conhecido como artrose da coluna vertebral, são frequentes não somente alterações degenerativas, mas também inflamações, o que caracteriza a artrite facetária. 

A dor ocasionada por todas essas alterações patológicas gera inflamação também nos ligamentos e musculatura adjacente à faceta, ocasionando espasmos e contraturas musculares.


QUAIS OS SINTOMAS DA SÍNDROME FACETÁRIA?

 

- Dor aguda e esporádica local tanto na coluna cervical quanto lombar, podendo deixar o paciente acamado nesses períodos.

- Dor crônica (maior que 6 meses), geralmente leve, porém que ocasiona redução na qualidade de vida

- Dor e nodulações nos musculos paravertebrais

- Limitação da movimentação da coluna

- Dor ao hiperextender o tronco (inclinação para trás)

- Dor nas costas ao permaneer longos periodos de pé

- Quando na região lombar, dor irradiada para as nádegas e face lateral/anterior das pernas até região dos joelhos. Quando na região cervical, dor irradiada para musculatura dos ombros.


COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

 

A correta avaliação médica com anamnese e exame físico é essencial. Exames complementares como radiografia simples, tomografia computadorizada e ressonância magnética podem ser solicitados e ajudam na acertividade do diagnóstico.

Muitas vezes a sindrome facetária não se apresenta sozinha e frequentemente pode haver alterações do disco. 70% da carga se encontra na parte anterior da coluna, onde se encontra o dosco intervertebral. Quando este está comprometido, a faceta começa a se deformar e consequentemente gerar dor.

Veja a seção que trata sobre a Dor Discogênica


COMO SE TRATA A SINDROME FACETÁRIA?

 

Uma vez instalada, as dores se tornam crônicas e debilitantes chegando a interferir no humor podendo levar a depressão.  Terapias não cirúrgicas são muito utilizadas, como a fisioterapia, massagens, acupuntura,  medicamentos, antinflamatórios não estteroides e esteroides. Bloqueos facetários percutâneos são utilizados quando os primeiros não resolvem, assim como intervenções com radiofrequência. Mas a experiência demonstra que a maioria destes tratamentos tem resultado temporário.


COMO O SPINEMED® AGE NA SÍNDROME FACETÁRIA?

 

A grande novidade é o tratamento SpineMED® pois atua sobre a origem do problema, revertendo a sua fisiopatologia. A tecnologia descompressiva age não somente aliviando a sobrecarga das facetas articulares, mas também sobre o disco interverberal adjacente, reduzindo a pressão intradiscal, aumentando a altura discal, e com as sessões sucessivas, a significativa melhora na sua função de amortecimento e suporte. O biofeedback tem a propriedade de relaxar a musculatura e reduzir a resposta de contração reflexa. Consequentemente, com a melhora do suporte discal e a redução das contraturas musculares, as facetas terão menor sobrecarga e maior sustentação, cessando o ciclo de dor.

Uma ótima alternativa, especialmente em casos onde há dor rebelde, é a combinação de  tratamentos. O bloqieo facetário, que tem grande eficácia em aliviar a dor rapidamente porem paliativamente, combinado com o SpineMED® cujo resultado é o resestabelecimento funcional do segmento vertebral, resultará num efeito sinergico excepcional com resultado definitivo.


Estudos comprovam mais de 80% de bons resultados nos mais de 700.000 casos tratados no mundo. Havendo interesse em consultar artigos médicos, clique AQUI


 Agende uma consulta com nosso especialista em coluna

Dr Antonio Guimarães

LOCALIZAÇÃO

501 Sul, Av. NS.01, CJ.02, LT.09
Palmas/TO (63) 98444-4426 WhatsApp

TELEFONE

63 3216-4165

COPYRIGHT © 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SPINEMED TOCANTINS