PATOLOGIAS
PATOLOGIAS
Dor Discogênica

DOENÇA DEGENERATIVA DISCAL E DOR DISCOGÊNICA.

Esta condição consiste em um enfraquecimento de um ou mais discos vertebrais que normalmente agem como um amortecedor entre as vértebras. Esta condição pode se desenvolver como uma evolução natural do processo de envelhecimento, mas pode ser também resultado de sobrecarga de função, fatores genéticos ou resultado de lesão traumática.

 

Lacerações do ânulo fibroso
Lacerações do ânulo fibroso

1 - Lacerações do ânulo do disco.

A doença degenerativa do disco normalmente começa quando pequenas rupturas aparecem na porção mais externa, a parede do disco, chamado de ânulo fibroso. Estas rupturas podem causar dor nas costas

 

 

 

Cicatrização do ânulo
Cicatrização do ânulo

2 -Cicatrização do ânulo.

Quando as lacerações cicatrizam, tecido conectivo tenta reconstruir a parede do ânulo. Se a causa mecânica persiste e se repete, a cicatrização não consegue a recuperar a função do ânulo original do disco. O processo de dano e cicatrização pode se repetir indefinidas vezes enfraquecendo a parede do disco. Nestes casos, a dor pode ir e vir.

 

Desidratação do disco
Desidratação do disco

3 - Desidratação do disco.

O centro do disco é denominado núcleo pulposo e sua função de absorver impacto é garantida pela concentração de água retida por suas proteínas (proteoglicanas). Ao longo do tempo, o núcleo do disco torna-se danificado e perde água, ou seja, ocorre a desidratação e sinais dessa condição são fáceis de reconhecer nos exames de ressonância. (disco preto)

 

 

Disco Preto na Ressonância
Disco Preto na Ressonância

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redução do espaço discal
Redução do espaço discal

4 -Colapso do núcleo.

Incapaz de agir como um amortecedor, o núcleo colapsa, o disco perde sua espessura e as vertebras se aproximam. O disco perde sua função de amortecedor e se deforma, o alinhamento vertebral se modifica e o balanço inadequado sobrecarrega as articulações posteriores das vértebras, as facetas articulares. Existe sobrecarrega dos músculos paravertebrais para suportar o desbalanço vertebral que participa do processo de dor.

 

 

5 - Sindrome Facetária e osteofitose

O complexo vertebral passa a ter uma relação de sobrecarga mecânica e inicia um processo de artrose, inflamação e instabilidade articular. Gera dores crônicas. É a síndrome facteária. A reação óssea forma “esporões” que por sua vez podem crescer e comprimir estruturas como o canal medular (uma condição chamada de estenose espinhal). Podem “pinçar” nervos gerando sintomas irradiados pelos membros dos nervos comprometidos.

Síndrome facetária
Síndrome facetária

 

Sintomas

Dor aguda nas costas

Crises de dor são frequentes e podem ir e vir.

Dor crônica

Dormência ou formigamento nas pernas.

Flexão, torção e a posição sentada pioram a dor.

A posição deitada alivia a pois retira a pressão e a carga sobre o disco.

Intolerância a realização de esforços físicos e carregamento de pêso.

Veja a sessão sobre a Síndrome Facetária

 

Como o SpineMED® age nas fase degenerativas

Ao compreender o processo degenerativo em cascata, é possível entender o mecanismo de ação do SpineMED®, baseado na tração focalizada e no biofeedback. A carga de pressão sobre os discos na fase 1 é revertida e estimula a regeneração e a nutrição do ânulo favorecendo a sua cicatrização e a reidratação do núcleo pulposo, na fase 2 e 3, pois a diminuição da pressão intradiscal favorece a entrada de líquido e nutrientes. O disco tende a recuperar a sua função perdida. Na fase 4 e 5, as trações repetidas aumentam o espaço discal e consequentemente descomprime as estruturas neurais. Com isso, alivia a tensão sobre as facetas articulares, aliviando a dor. Com o alívio das causas primárias da dor as contrações musculares reflexas cedem e há melhor da mobilidade. Todo o processo de tratamento e cura deve envolver a conscientização de que é importante também modificar o estilo de vida e adoção de atividade física para melhor tônus muscula e controle de peso.

O especialista em coluna é o melhor profissional a diagnosticar e orientar o melhor tratamento. O SpineMED® é tratamento médico e é imprescindível o diagnóstico clínico e por imagem para se submeter ao tratamento.

Agende uma consulta com nosso médico especialista em coluna

Dr Antonio Sergio - Neurocirurgião

LOCALIZAÇÃO

501 Sul, Av. NS.01, CJ.02, LT.09
Palmas/TO (63) 98444-4426 WhatsApp

TELEFONE

63 3216-4165

COPYRIGHT © 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SPINEMED TOCANTINS