PATOLOGIAS
PATOLOGIAS
Estenose do Canal Vertebral

ESTENOSE DE CANAL LOMBAR

Estenose significa estreitamento. Via de regra, estenose de canal vertebral significa tudo que pode estreitar o canal medular. No meio medico, estenose de canal remete a uma condição específica de estreitamento devido às degenerações que ocorrem com o avanço da idade, tanto na coluna lombar quanto na coluna cervical.

 

ESTENOSE DO CANAL LOMBAR

A condição mais comun é a estenos na porção mais baixa, a coluna lombar. Devido às degenerações das estruturas vertebrais em função das demandas de carga e atividade, pela posição ereta no decorrer da vida, ocorrem mudanças anatômicas, desalinhamentos e protrusões de comlplexos osteodiscais. Isso faz com que o canal por onde passam as raizes nervosas, que nesta região é conhecido com cauda equina, fique globalmente estreito. As raizes ficam sem espaço tanto dentro do canal, quanto na saída da raizNa posição ereta, ocorre umagravamento dessa estenose. Por isso, uma das razões de pessoas idosas andarem com o corpo projetado para frente. Andar mesmo a curtas distância ocasiona queimação e fraqueza nas pernas. É preciso para de andar a cada momento, e sentar para alívio. Além do quadro clínico e exame neurológico, os exames por imagem conseguem esclarecer a intensidade da condição e orientar o melhor tratamento.

 

ESTENOSE DO CANAL CERVICAL

Esta condição é ainda mais delicada, pois no canal cervical está localizada a medula espinhal. A porção responsável pelo tráfego de todos comandos do corpo motor e sensitivo, abaixo do crânio. A dor cervical é um sintoma muito frequente que pode envolver todos membros com fraqueza e distúrbios reflexos. É a chamada mielopatia espondilótica. Na maioria das vezes, quando nesta condição com sintomas de deficit motor, o tratamento é cirúrgico. Em casos onde existe apenas dor e a estenose cervical não é tão acentuada, ainda há chance de recuperação através do tratamento conservador através da tração cervical.

ATENÇÃO - Chega a ser perigoso tratar essa condição sem uma orientação médica. A manipulação de uma coluna cervical estreita com manobras manuais, quiropraxia entre outras coisas, pode gerar lesão irreverssível e paralisia.


Somente um especialista em coluna pode diagnosticar e orientar o melhor tratamento, tanto conservador quanto cirúrgico.

enlightened Agende uma consulta com nosso especialista Dr Antonio Sergio - Neurocirurgião


 

 

 

 

 

 

LOCALIZAÇÃO

501 Sul, Av. NS.01, CJ.02, LT.09
Palmas/TO (63) 98444-4426 WhatsApp

TELEFONE

63 3216-4165

COPYRIGHT © 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SPINEMED TOCANTINS