PATOLOGIAS
PATOLOGIAS
Espondilolistese Grau I
Espondilolistese com fratura da
Espondilolistese com fratura da "pars"

 

Espondilolistese é o termo que indica o escorregamento de uma vertebra sobre a outra e denota uma instabilidade da coluna. Existem várias causas para isso mas a forma mais comum é a degenerativa e em adultos acima de 50 anos. Atualmente é a indicação de cirurgia de artrodese de coluna lombar mais comum.


Devido à carga axial (gravidade) e os vetores de tração do peso corporal, a insuficiência estrutural ocasionada pela degeneração de um segmento da coluna que envolve o disco, articulações, ligamentos e musculatura, fazem com que uma vertebra escorregue sobre a outra. Numa fase inicial, os ossos continuam íntegros, e o escorregamento ainda é pequeno. Neste caso não há fraturas ósseas e sim degeneração do disco intervertebral e/ou facetas articulares. Caso o problema evolua, pode ocorrer um agravamento do escorregamento da vértebra superior e ainda fraturar a “pars”, que é a porção lateral da articulação entre as vertebras, agravando ainda mais a deformidade. Essa fratura é conhecido como Espindilólise. Em todos os casos existe uma mobilidade (instabilidade) que não é  fisiológico, estreitando o canal lombar e o forame por onde saem as raízes nervosas causando compressão da cauda equina ou nervos espinhais, gerando dor e queimação local, tensão muscular, sintomas radiculares (dos nervos) irradiados para os membros inferiores. Geralmente é postural e quanto maior a deformidade, maior a sintomatologia.

 

Espondilolistese Grau I
Espondilolistese Grau I

O grau de escorregamento é medido através de exame de imagem (Rx dinâmico, Tomografia ou Ressonância Magnética da coluna) e a integridade da “pars” deve ser avaliada.

O SpineMED® está indicado nos casos de Espondilolisteses Grau I, pois ainda há integridade da estrutura óssea e possibilidade de recuperação do disco intervertebral e da faceta articular. É altamente recomendado pois o tratamento além de aliviar a dor pode evitar o agravamento e prevenir uma cirurgia futura.

As Espindilolisteses de maior grau com Espondilólise, são mais graves e geralmente são de indicação cirúrgica.

Em todos os casos, a avaliação médica e por imagem é fundamental.
Marque uma avaliação com nosso médico especialista em coluna. http://drantonioguimaraes.site.med.br

LOCALIZAÇÃO

501 Sul, Av. NS.01, CJ.02, LT.09
Palmas/TO (63) 98444-4426 WhatsApp

TELEFONE

63 3216-4165

COPYRIGHT © 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SPINEMED TOCANTINS