PATOLOGIAS
PATOLOGIAS
Osteofitose ou Bico de Papagaio

O QUE É OSTEOFITOSE?

A osteofitose, ou bico de papagaio, como é conhecido popularmente, é uma deformidade degenerativa  que formações ósseas que se desenvolvem progressivamente em forma de gancho em torno dos discos e nas beiradas dos ossos das vertebras. Elas se formam com o envelhecimento,  posturas erradas, esforços repetitivos e podem gerar protrusões cada vez maiores dando origem às formações conhecidas como complexos disco-osteofitários cujos efeitos são agravados pela desidratação gradual do disco intervertebral causando a aproximação das vértebras, comprimindo ou pinçando a raiz nervosa em sua saida da coluna, causando dores locais e irradiadas para o membro correspondente, deficit neurológico e dores musculares reflexas.

QUAL A ORIGEM DO OSTEÓFITO ?

Acredita-se que devido à postura ereta, a sobrecarga sobre os discos e a degeneração dos mesmos,  fatores genéticos, pois algumas famílias apresentam mais que outras, ou em consequência a impactos ou movimentos repetitivos sofridos desde a infância. A má postura ao longo da vida podem influenciar sobremaneira.

Idosos são mais acometidos
Idosos são mais acometidos

 

O ENVELHECIMENTO

Os idosos são mais acometidos por essa afecção pois com o tempo essas alterações podem aumentar progressivamente, e as dores locais e irradiadas começam a surgir e a se tornarem permanentes e debilitantes. Elas podem estar combinadas com outras degenerações e anormalidades, como as degenerações dos discos, das facetas articulares e as hernias de disco, que se somam aos geradores de dor. Nem sempre os osteofitos causam dor, mas uma vez que aparecem, é mais um sinal de que se deve dar atenção aos cuidados preventivos com a coluna.

SOBRE OS TRATAMENTOS

O tratamento varia muito devido às diversas apresentações dessa anormalidade. Basicamente existem 2 modalidades. O tratamento da dor propriamente dita, e as medidas preventivas e de manutenção. Para controle da dor existem diversos tratamento , como procedimentos fisioterapeuticos, infiltrações e bloqueios, que podem melhorar, mas é comum serem temporários ou em nada melhorarem. A resolução definitiva, na maioria das vezes, é a cirurgia de coluna, que visa a descompressão  do nível ou níveis comprometidos e a artrodese instrumentada com parafusos, enxertos e hastes, sendo esta última resolutiva porém bastante agressiva.

O tratamento SpineMED
O tratamento SpineMED

 

O SpineMed é uma alternativa importante pois não é invasivo, e não oferecer risco à idosos. Mesmo que não remova os osteófitos, pequenas alterações anatômicas podem ter grandes resultados sintomatológicos pois havendo uma descompressão dos neuroforames e das facetas articulares, pode haver significativo alívio da dor.

O melhor a fazer é consultar um especialista em coluna para avaliar todas as possibilidades de tratamento e as chances de melhora.

Agende uma consulta com nosso especilista Dr Antonio Sergio - Neurocirurgião

LOCALIZAÇÃO

501 Sul, Av. NS.01, CJ.02, LT.09
Palmas/TO (63) 98444-4426 WhatsApp

TELEFONE

63 3216-4165

COPYRIGHT © 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SPINEMED TOCANTINS