PATOLOGIAS
PATOLOGIAS
Hérnia de Disco Lombar ou Cervical
O disco intervertebral
O disco intervertebral

A Hérnia de disco ocorre na estrutura cartilaginosa que fica entre as vertebras. É a projeção da parte central do disco intervertebral (o núcleo pulposo) que ultrapassa além de seus limites normais, o ânulo fibroso. Ocorre geralmente póstero-lateralmente em virtude da falta de ligamentos que sustentem o disco nessa região e pode causar dor por compressão de uma raiz nervosa. O disco intervertebral é uma placa cartilaginosa que forma uma "almofada" entre os corpos vertebrais. Após traumatismos, quedas, acidentes automobilísticos, esforços ao levantar pêso, entre outros, o núcleo pode romper e comprimir as raízes nervosas mais proximas. Pode ocorrer em qualquer parte da coluna porém as mais comuns são na região lombar e cervical, gerarando dor local que poderá se extender ao membro correspondente. CIÁTICA é um termo usado para essas dores que irradiam que descem por trás da coxa até a panturrilha e pé. É o trajeto do nervo ciático e a grande maioria das vezes ocasionada por compressão na saída de uma raiz nervosa que, juntamente com outras raizes, forma o nervo ciático. Muitas vezes antes de ocorrer uma hérnia propriamente dita, existe uma "protrusão" do disco, que já sinaliza uma fraqueza do ânulo fibroso deformando a anatomia normal do disco. É muito importante reconhecer essa condição pois os sintomas são quase identicos aos da hérnia e a capacidade de reverter a protrusão com o SpineMed® é muito elevada.

O diagnóstico é possível através do exame clínico com um especialista que é capaz de solicitar e interpretar os exames de imagem e indicar o tratamento correto.

Veja abaixo se você apresenta esses sintomas da hernia de disco da coluna cervical ou lombar.

Hernia discal cervical e a dor irradiada
Hernia discal cervical e a dor irradiada

 

Sintomas da hernia discal cervical

- Dor, queimação e rigidez na nuca e pescoço
- Dependendo do nível pode acometer a região posterior do ombro
- A dor pode descer por todo o braço
- Geralmente acomete apenas um dos lados.
- Choques ou formigamentos no braço ou dedos são frequentes.
- Pode ocorrer dificuldade de movimentação ou perda de força muscular do braço.

Agende uma consulta com nosso especialista em coluna

Dr Antonio Guimarães

Sintomas da hernia discal lombar

- Dor na parte baixa das costas irradiando-se para a coxa, panturrilha e tornozelo;
- Pode cursar com formigamento que desce pela coxa, perna e até os pés.
- Dor acentuada à movimentação, ao sentar, levantar peso, etc.
- Dificuldade para andar
- Fortes dores e contrações (espasmos) da muscularatura lombar.
- Postura alterada devido à dor.
- Piora da dor ao tossir e esforço no banheiro.

Hernia discal lombar
Hernia discal lombar

 

Negligenciar uma "protrusão de disco lombar" pode se transformar em uma hérnia discal. Protrusões sintomáticas assim como as hérnias de disco podem ser tratadas sem a necessidade de cirurgia e com elevado índice de êxito através da descompressão não cirúrgica com a tecnologia biofeedback presente no SpineMED®, porém é necessário a avaliação médica para expor as possibilidades, pois as hernias extrusas ou migradas geralmente se resolvem com o tratamento cirúrgico.

Não tratar uma hérnia pode resultar em sequelas permanentes que podem variar desde alterações da marcha, perda parcial dos movimentos de um membro, dores persistentes e até disfunção urinária e impotência sexual.

Diferentemente de outros sistema existentes no mercado realizado por profissionais não médicos, o SpineMED® é um tratamento exclusivamente médico, baseado na clínica e o diagnóstico de imagem. Portanto, é fundamental a avaliação prévia e exames por um especialista em coluna para poder se submeter ao protocolo SpineMED®.

Agende uma consulta com nosso especialista

Dr Antonio Guimarães

LOCALIZAÇÃO

501 Sul, Av. NS.01, CJ.02, LT.09
Palmas/TO (63) 98444-4426 WhatsApp

TELEFONE

63 3216-4165

COPYRIGHT © 2018 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SPINEMED TOCANTINS