A Hérnia de disco ocorre na estrutura cartilaginosa que fica entre as vertebras. É a projeção da parte central do disco intervertebral (o núcleo pulposo) que ultrapassa além de seus limites normais, o ânulo fibroso. Ocorre geralmente póstero-lateralmente em virtude da falta de ligamentos que sustentem o disco nessa região e pode causar dor por compressão de uma raiz nervosa. O disco intervertebral é uma placa cartilaginosa que forma uma "almofada" entre os corpos vertebrais. Após traumatismos, quedas, acidentes automobilísticos, esforços ao levantar pêso, entre outros, o núcleo pode romper e comprimir as raízes nervosas mais proximas. Pode ocorrer em qualquer parte da coluna porém as mais comuns são na região lombar e cervical, gerarando dor local que poderá se extender ao membro correspondente. CIÁTICA é um termo usado para essas dores que irradiam que descem por trás da coxa até a panturrilha e pé. É o trajeto do nervo ciático e a grande maioria das vezes ocasionada por compressão na saída de uma raiz nervosa que, juntamente com outras raizes, forma o nervo ciático. Muitas vezes antes de ocorrer uma hérnia propriamente dita, existe uma "protrusão" do disco, que já sinaliza uma fraqueza do ânulo fibroso deformando a anatomia normal do disco. É muito importante reconhecer essa condição pois os sintomas são quase identicos aos da hérnia e a capacidade de reverter a protrusão com o SpineMed® é muito elevada.
O diagnóstico é possível através do exame clínico com um especialista que é capaz de solicitar e interpretar os exames de imagem e indicar o tratamento correto.
Veja abaixo se você apresenta esses sintomas da hernia de disco da coluna cervical ou lombar.
- Dor, queimação e rigidez na nuca e pescoço
- Dependendo do nível pode acometer a região posterior do ombro
- A dor pode descer por todo o braço
- Geralmente acomete apenas um dos lados.
- Choques ou formigamentos no braço ou dedos são frequentes.
- Pode ocorrer dificuldade de movimentação ou perda de força muscular do braço.
Agende uma consulta com nosso especialista em coluna
- Dor na parte baixa das costas irradiando-se para a coxa, panturrilha e tornozelo;
- Pode cursar com formigamento que desce pela coxa, perna e até os pés.
- Dor acentuada à movimentação, ao sentar, levantar peso, etc.
- Dificuldade para andar
- Fortes dores e contrações (espasmos) da muscularatura lombar.
- Postura alterada devido à dor.
- Piora da dor ao tossir e esforço no banheiro.
Negligenciar uma "protrusão de disco lombar" pode se transformar em uma hérnia discal. Protrusões sintomáticas assim como as hérnias de disco podem ser tratadas sem a necessidade de cirurgia e com elevado índice de êxito através da descompressão não cirúrgica com a tecnologia biofeedback presente no SpineMED®, porém é necessário a avaliação médica para expor as possibilidades, pois as hernias extrusas ou migradas geralmente se resolvem com o tratamento cirúrgico.
Não tratar uma hérnia pode resultar em sequelas permanentes que podem variar desde alterações da marcha, perda parcial dos movimentos de um membro, dores persistentes e até disfunção urinária e impotência sexual.
Diferentemente de outros sistema existentes no mercado realizado por profissionais não médicos, o SpineMED® é um tratamento exclusivamente médico, baseado na clínica e o diagnóstico de imagem. Portanto, é fundamental a avaliação prévia e exames por um especialista em coluna para poder se submeter ao protocolo SpineMED®.
Agende uma consulta com nosso especialista
501 Sul, Av. NS.01, CJ.02, LT.09
Palmas/TO (63) 98444-4426 WhatsApp
63 9844-44426